GWM – Great Wall Motor
A montadora chinesa Great Wall Motor (GWM) prepara-se para um “grande investimento” em uma fábrica no Brasil, segundo o gerente geral da empresa, Wang Fengying. A informação é da agência de notícias Bloomberg.
Principal montadora privada de automóveis da China, a Great Wall já tinha anunciado no ano passado a vontade de construir fábricas no Brasil e na Venezuela, como parte de um plano de expansão internacional.
Porém, no mês passado, foram divulgados rumores de que a empresa teria desistido de ingressar no mercado brasileiro devido ao aumento do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para automóveis com menos de 65% de conteúdo nacional.
JAC Motors na Bahia
Na semana passada, outra chinesa, a JAC Motors, anunciou que prossegue com seu projeto de instalar uma fábrica no Brasil para escapar das taxas adicionais a veículos importados.
A fábrica da JAC produzirá 100 mil carros e caminhões por ano quando entrar em funcionamento em 2014 e exigirá um investimento de R$ 900 milhões, dados que coincidem com os divulgados pela empresa em agosto.
Serão gerados 3.500 empregos na unidade, que será instalada em Camaçari a 50 quilômetros de Salvador, onde será vizinha da americana Ford.
Nissan no Rio
Outra companhia que anunciou sua primeira fábrica no Brasil foi a japonesa Nissan, que detalhou na semana passada o valor R$ 2,6 bilhões em investimento na fábrica que ficará Resende (Rio de Janeiro).
A filial da Nissan começará a funcionar em 2014, irá gerar dois mil postos de trabalho diretos e terá uma capacidade de produção de 200 mil veículos anuais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário