quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Exportações de calçados sobem 16,4% até setembro

Os principais compradores do calçado brasileiro se mantêm nas mesmas posições, sendo que todos registraram aumento no volume adquirido no acumulado do ano. Os Estados Unidos, que há muito tempo estão no topo do ranking, aumentaram cerca de 4,5 milhões de pares. Este ano, os americanos foram responsáveis pela compra de 25,3 milhões de pares de janeiro a setembro, contra 20,7 milhões em igual período do ano anterior. O faturamento este ano também foi maior: US$ 273,9 milhões contra US$ 260,8 milhões no ano passado.

O Reino Unido, que possui o preço médio mais alto pago pelo calçado brasileiro (US$ 23,77 por par), também teve leve alta. Comprou 6 milhões de pares brasileiros este ano, contra 5,7 milhões de pares no mesmo período do ano passado. O faturamento ficou em US$ 141,4 milhões em 2010 contra US$ 141,1 milhões em 2009.

A Argentina adquiriu, de janeiro a setembro deste ano, 10,1 milhões de pares, contra  8,9 milhões no mesmo período de 2009. O faturamento, que foi de US$ 96,2 milhões no ano passado, totalizou US$ 122,8 milhões este ano.

Quem também apresentou leve acréscimo nos pedidos foi a Itália, que este ano encomendou 4,1 milhões de pares contra 3,5 milhões no ano passado. O faturamento de 2010, proveniente destes embarques, ficou em US$ 86,9 milhões, enquanto de janeiro a setembro de 2009 foi de US$ 68 milhões.

Os pedidos da França, um dos principais compradores da Europa, também cresceram. Este ano os franceses compraram 2,1 milhões de pares contra 1,9 milhão no ano passado. Esse volume gerou divisas de US$ 43,9 milhões em 2010 contra US$ 40 milhões em 2009.

Sintéticos seguem na liderança

De acordo com o Capítulo 64 da Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM), os calçados com cabedal em material sintético (NCM 6402) não apenas seguem na liderança de volume dos produtos exportados como mantêm também índices de crescimento. De janeiro a setembro de 2010, foram exportados 76,9 milhões de pares sintéticos, com faturamento de 337,8 milhões. Houve crescimento de 28,3% em volume e 29,6% em faturamento em relação ao ano passado, quando este segmento embarcou 59,9 milhões de pares, equivalentes a US$ 260,6 milhões.

Os calçados em couro (NCM 6403) seguem liderando em faturamento, com índices não tanto animadores. Este ano, foram enviados ao exterior 27,7 milhões de pares (US$ 729,4 milhões), contra 29,2 milhões de pares (US$ 695,7 milhões) comercializados no ano passado. Houve queda de 5,1% em quantidade embarcada e alta de 4,8% em faturamento.

Fonte: ASCom Abicalçados

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