quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Hamburg Süd realiza teste com combustível de baixo teor de enxofre

 

Pela segunda vez este ano, a United States Environmental Protection Agency (EPA), com apoio da Hamburg Süd, obteve dados importantes sobre a possível redução de contaminação na navegação marítima.
No final de agosto, o LSMGO (Low Sulphur Marine Gas Oil), um combustível com conteúdo de enxofre de 0,1%, foi usado no navio porta-contêineres “Cap San Lorenzo”, utilizado no serviço entre Golfo dos Estados Unidos e Caribe/Costa Leste da América do Sul, quando o navio estava entrando e saindo do porto de Santos.
De acordo com a EPA, foi o primeiro teste do tipo a ser feito em Santos. O uso do LSMGO havia sido testado anteriormente no “Cap San Lorenzo” em abril de 2010 nos portos de Veracruz, Altamira e Houston, no Golfo do México.
“A EPA estima que um navio possa conseguir uma redução de 95% em dióxidos de enxofre, e de 85% em partículas finas quando utilizam combustíveis com baixo teor de enxofre”, diz a administradora- assistente da EPA USA para Ar e Radiação, Gina McCarthy.
Uma série de áreas com limites rígidos de enxofre, conhecidas como ECA (Emission Control Areas), estão sendo definidas obrigatoriamente. Desde janeiro, por exemplo, os combustíveis usados em portos dentro da União Européia só podem conter no máximo 0,1% de enxofre.
A partir de agosto de 2012, somente combustíveis com conteúdo de enxofre de 1,0% serão permitidos no Atlântico norte-americano e na Costa do Pacífico, assim como na Costa do Golfo dos Estados Unidos.
“Este projeto de troca de combustível renderá dados sobre as emissões para mostrar aos legisladores dos EUA, México e Brasil que é possível conseguir reduções reais ao se utilizar combustíveis com baixo teor de enxofre em seu litoral,” observou a administradora-assistente da EPA USA para International and Tribal Affairs, Michelle DePass.
Juntamente com a Hamburg Süd, esses testes também foram apoiados pela U.S. Maritime Administration, a agência ambiental mexicana Secretaría de Medio Ambiente y Recursos Naturales, assim como pelos portos de Houston, Veracruz, Altamira e Progreso.
“Imediatamente apoiamos as experiências da EPA,” comenta o presidente do conselho executivo da Hamburg Süd, Ottmar Gast. “É fato que a proteção do ambiente e dos recursos naturais faz parte de cada decisão empresarial e organizacional que tomamos. Só raramente a proteção ambiental é considerada nos grandes progressos trazidos pelas revoluções tecnológicas. Ao contrário, é a soma de muitas pequenas medidas que resultam em melhorias. E é precisamente o que queremos conseguir com os testes em nossos navios”, finaliza o executivo. (Informações / Foto: Divulgação)
Fonte: Global Online

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