Novo boletim da agência Volcanic Ash Advisory Centres (VAAC) da Argentina aponta que a nuvem de cinza do vulcão chileno Puyehue deixou no final da manhã desta terça-feira (14) os céus de Porto Alegre (RS) e agora concentra-se sobre as cidades gaúchas de Caxias do Sul e Santa Maria e também sobre Florianópolis (SC). As informações foram divulgadas pela Força Aérea Brasileira.
Segundo a FAB, a nuvem está mais baixa - a cerca de mil metros de altitude. A constatação do VAAC é de que a emissão de fumaça pelo vulcão vem perdendo força progressivamente.
Os dados são elaboradas a partir de imagens de satélites e de modelos matemáticos e estão sujeitos a alterações de acordo com a evolução das condições meteorológicas e da atividade vulcânica.
Devido à movimentação de uma nova nuvem de cinzas, a TAM voltou a cancelar nesta manhã seus voos com origem e destino para Montevidéu (Uruguai). Anteriormente, a companhia havia anunciado que retomaria as operações para o Uruguai.
As operações no aeroportos de Buenos Aires (Argentina) permanecem suspensas pelas companhias aéreas.
Conforme novo relatório divulgado às 12h pela Infraero, pelo menos 67 dentre os 1144 voos nacionais previstos até o horário foram cancelados nos aeroportos brasileiros. Dentre os 77 voos internacionais agendados, 17 foram cancelados.
O Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos (SP), é o que apresenta o maior número de voos internacionais com destino ao Cone Sul cancelados: foram 10 até o horário. Quatro chegadas que deveriam ocorrer procedentes de Montevidéu e Buenos Aires também não ocorreram. Uma partida da companhia Pluna para Montevidéu, no Uruguai, prevista para sair nesta madrugada também foi cancelada.
Do G1, em São Paulo
Nenhum comentário:
Postar um comentário